sábado, 20 de março de 2010

Saída de campo-Foz do Neiva

O Rio Neiva tem a sua bacia hidrográfica entre dois rios maiores: a foz do rio Lima, em Viana do Castelo, e a do Cávado, em Esposende. O rio Neiva tem cerca de 40 km, sendo relativamente pequeno com uma alimentação em sedimentos reduzida mas bastante importante.



                                          Fotografia 5. Aspecto da foz do Neiva



O rio Lima transporta 63 mil metros cúbicos de sedimentos por ano e o rio Cávado transporta 83 mil metros cúbicos de sedimentos por ano, enquanto o rio Neiva só transporta 3,5 mil metros cúbicos por ano. É um rio comparativamente irrelevante no que diz respeito ao transporte de sedimentos.

Como os sedimentos são cada vez mais raros nas praias, este rio tem importância sobretudo na alimentação das praias que estão a sul. Dado que o sentido da deriva litoral é de Norte para Sul, todos os sedimentos que saem da foz deste rio dirigem-se para sul.


                                          Fotografia 6. Sedimentos na foz



Esta zona é bastante equilibrada em termos ambientais, tendo uma biodiversidade relevante. Existem garças, rapinas como o buteu e o tartaranhao dos paulis, o pato-real, que aproveita os caniços para se reproduzir, as gaivotas e ainda as aves limícolas, por exemplo os pilritos e muitos outros. Estas últimas são aves que, normalmente, têm patas altas e remexem com os bicos, removendo os sapais, as lamas e os lodos à procura de vermes e de caranguejos. Este rio também tem trutas, bogas, cobras da água, que aparecem principalmente ao sol e robalos, acontecendo que, por vezes, as águias pesqueiras com as patas capturam o robalo.

Existem várias casas construídas quer no leito de cheio deste rio, quer sobre as dunas, constituindo estes dois erros de construção numa área reduzida, demonstrando a falta de censo da construção nas zonas costeiras e hidrográficas.



                                          Fotografia 7. Ocupação Antrópica no leito de cheia



                                          Fotografia 8. Ocupação da duna



                                          Fotografia 9. Ocupação da duna




ANITA MARINHO Nº2 11ºG

Sem comentários:

Enviar um comentário