quinta-feira, 3 de junho de 2010

Diaclases



As diaclases, são fracturas que dividem as rochas em blocos e em relação às quais não se produziu deslocamento ou o deslocamento foi mínimo. Todas as rochas desde a sua formação estiveram submetidas a esforços de compressão, tracção e torsão que deram origem a um conjunto de fracturas designadas por diaclases. Desenvolvem-se sobretudo nas rochas duras, intersectando-se em diversas direcções sendo algumas principais e originando uma rede de fracturas que facilita a sua separação em blocos e, portanto, a sua desagregação. Nas rochas magmáticas é muitas vezes difícil distinguir as juntas (devidas ao arrefecimento) das diaclases. Nestes casos, utilizam-se, indistintamente, os termos diaclase ou junta. Não devem ser confundidas com falhas e/ou fracturas.




O diaclasamento é importante sob o ponto de vista geomorfológico, já que pode controlar a forma de uma linha de costa ou o sistema de drenagem de uma determinada área. A distribuição das diáclases tem de ser cuidadosamente estudada nas áreas onde se projecte construir barragens. A meteorização e a decomposição das rochas nos planos de diáclase podem ultrapassar em dezenas de metros a profundidade normal da meteorização na superfície.





 Quando uma formação se fractura em muitos locais, desenvolvendo diaclases, estes são apenas o início de uma série de mudanças que irão alterar significativamente o afloramento. Por exemplo, as diaclases fornecem excelentes canais através dos quais a água e o ar podem chegar às profundezas do afloramento e acelerar a meteorização e o enfraquecimento da sua estrutura interna. Se dois ou mais conjuntos de diaclases se intersectam, formando uma rede de diaclases, a formação fende-se em grandes colunas ou blocos.




Trabalho realizado por: Mário Freitas Nº: 18 Tª:11ºG

2 comentários: