quinta-feira, 3 de junho de 2010

Energia Hidrica




A energia hídrica fornece 20% da energia mundialmente gasta, sendo assim a energia renovável mais utilizada em todo o Mundo.



A produção de energia hídrica é principalmente efectuada através de centrais hidroeléctricas, que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade, que contêm a água dos rios, constituindo um reservatório de água, interrompendo o fluxo de água constante. A água é forçada a acumular-se na barragem e posteriormente, ao abrirem-se as comportas desta, a água passa pelas turbinas e esta energia mecânica é transformada em energia eléctrica. O curso de água pode também ser obrigado, através de diques a passar pelas turbinas, fazendo com que as lâminas girem e haja produção de energia eléctrica.


Vantagens


- produção de energia eléctrica sem necessidade de poluição e é uma fonte contínua de energia;


- as barragens podem permitir regular os cursos de água;


- a energia produzida pode ser armazenada.


Desvantagens


- a construção de barragens tem um grande impacto geográfico e biológico, pois altera a fauna e flora do local onde é construída a barragem;


- obriga à inundação de grandes áreas;


- existe o risco de ruptura da barragem e provocar uma grande cheia com poder altamente destrutivo.


Desvantagens da construção de barragens


A construção de barragens apesar de regular os cursos de água tem um impacto bastante negativo a nível ambiental, como cheias em caso de ruptura, destruição de habitats, a erosão dos solos que tem um impacto negativo na vegetação do local, e também a degradação da qualidade de água do rio ou lagoa. O aumento do nível da água pode fornecer um habitat melhor para os peixes mas também destrói habitats humanos e de outras espécies. A água acumulada na barragem fica estagnada o que leva ao aparecimento de microrganismos que podem tornar a água imprópria para consumo.







Trabalho realizado por: Mário Freitas Nº:18 Tª:11ºG

Sem comentários:

Enviar um comentário